Cosplays: um nicho que também movimenta o mercado da moda

O termo cosplay surgiu da junção de duas palavras em inglês: costume (fantasia/traje) e play (brincar/interpretar), ou seja, é uma prática que consiste em pessoas se fantasiarem de personagens de jogos, animes, séries, filmes, desenhos animados, mangás e HQs. Porém, essa prática vai muito além de somente se fantasiar.
Para entender melhor, os chamados cosplayers, se vestem de acordo com os personagens e mais do que isso também assumem a sua personalidade, como a postura, trejeitos, fala e maneiras de se comportar. Isso tudo, engloba também uma produção em acessórios e maquiagens para que a caracterização seja o mais fidedigna possível.

Brasil Game Show – 2016

Apesar do que muitos acreditam, essa prática se iniciou nos Estados Unidos em 1939, mas foi no Japão que veio a ganhar posteriormente grande notoriedade e por isso o “fazer cosplay” sempre esteve ligado a animes e mangás. Os cosplayers se reúnem em eventos, convenções e também participam de competições voltadas para esse universo. Alguns desses eventos são: Brasil Game Show, Anime Friends, Comic Con Experience, E3, Campus Party e muitos outros ao redor do mundo.

Já faz alguns anos que essa prática começou a ter mais visibilidade em várias partes do globo, porém, antes visto somente como um hobby, agora passou a ser também uma profissão, onde participam de competições e concursos, como também são chamados para eventos  caracterizados de determinados personagens.
Para quem participa dessas atividades é costume fazerem suas próprias roupas e adereços, desse forma, muitos criam com base no DIY. No entanto, como é uma prática que veio crescendo nos últimos anos e agora se encontra “estabilizado”, o mercado, inclusive da moda, se voltou também para esse nicho. Por exemplo, pessoas que não quiserem fazer suas próprias fantasias e acessórios, podem agora optar por contratar especialistas que ficam responsáveis por estudar o personagem e confeccionar o traje sob medida, são os chamados cosmaker.E ainda há a opção de comprar em lojas especializadas, principalmente pela internet, chamadas cosplay store, que disponibilizam acessórios, materiais, fantasias, perucas, lentes de contatos e muito mais. Até estúdios de fotografia entraram para esse mercado trabalhando com toda a ambientação necessária para dar vida ao personagem.

Brasil Game Show – 2016


Portanto, é um nicho que continuará exercendo certa influência sobre o mercado que veio a se adaptar a esse movimento que ganhou espaço e que muito provavelmente vai continuar consolidado.

Fernanda Goulart.

Fotos: Fernanda Goulart – Brasil Game Show 2016.

Um comentário sobre “Cosplays: um nicho que também movimenta o mercado da moda

  1. Avatar de sobretudo34

    Todo tipo de fantasias está num crescendo no mercado da Moda. O Cosplay é um exemplo disto, mas as festas temáticas e fantasia em geral também. Talvez este mercado fique dentro da macrotendência do escapismo, principalmente diante de realidades tão sombrias, como as que estamos vivendo!

    Curtir

Deixe um comentário