Zero Waste – Reduzindo o lixo

No último ano fui a uma feira de produtores locais da minha cidade e me deparei com uma marca que vendia compotas e conservas, comprei uma compota de lemon curd maravilhosa, mas apesar do sabor perfeito foi outro fator que me intrigou, a produtora utilizava de vidros de palmito, azeitona e afins para armazenar os seus produtos e comercializa-los e se em uma próxima compra você devolvesse o seu potinho vazio ainda ganhava um descontinho legal.

Achei a iniciativa muito legal, pois é uma maneira de diminuir a geração de lixo, sem precisar de embalagens plásticas, que além de poluírem muito o meio ambiente também geram um grande gasto para o produtor.

Fiquei com esse conceito na cabeça e recentemente encontrei pela internet o termo “zero waste” ou em português “zero lixo”, que é basicamente o que presenciei, são produtos que vem em embalagens sustentáveis e reutilizáveis ou que podem ter um destino mais interessante não indo parar no lixo.

Não só as embalagens, mas produtos que já são pensados no momento de sua fabricação, substituindo materiais poluentes por outras opções sustentáveis e amigáveis, como a produção de alguns produtos de beleza em barra, como shampoos e condicionadores, o que automaticamente excluem a necessidade de se produzir uma embalagem de armazenamento.

A famosa ecobag também entra nesse conceito, você pode ter uma ecobag só e já dispensar um monte de embalagens de mercados, lojas e comércios em geral.

Trocar o filtro de papel do cafezinho de todo dia por um de tecido também entra na onda.

São coisas simples do dia a dia que fazem a diferença para ter uma vida mais zero waste.

Foto de capa: Pinterest / https://br.pinterest.com/pin/83387030589328536/

Mariana de Paula

Um comentário sobre “Zero Waste – Reduzindo o lixo

Deixe um comentário