Já faz alguns anos que a procura por produtos e lugares que sirvam comidas vegetarianas e veganas vem crescendo. A tendência é que isso continue aumentando visto que muitas pessoas atualmente vem se preocupando e se conscientizando quanto ao meio ambiente e aos animais, além de muitos se sentirem mal informados de como a carne é produzida.
A alimentação vegetariana consiste em excluir todos os tipos de carnes das refeições, enquanto o veganismo consiste em não comer nada de origem animal, além de ir contra mercadorias como roupas e produtos estéticos que sejam testados em animais ou que cause qualquer tipo de exploração animal.
Muitos restaurantes, bares e até lanchonetes começaram a sentir essa nova demanda crescendo e estão se adaptando para esse novo mercado. Há inclusive estabelecimentos focados só nesse segmento, como a rede carioca de restaurantes japoneses, a Sushimar que foca em comida japonesa vegana, substituindo os pescados por ingredientes como coco e cogumelos.

A alimentação vegetariana e vegana sempre veio com o descrédito de ser algo ruim, uma comida ‘’sem graça’’ e que não possui todos os nutrientes necessário que o corpo humano precisa, porém isso já vem sendo desmitificado, pois há fontes alternativas de proteínas na própria alimentação, assim como também suplementos que ajudam nessa reposição de nutrientes. Porém, a realidade é que independentemente da escolha de prática alimentar, todos devem procurar uma ajuda nutricional para se ter uma alimentação saudável.
Não são só os estabelecimentos que servem comidas que estão tentando acompanhar essa tendência, mas os supermercados também estão se mexendo para cada vez mais atender esse público trazendo mais opções de produtos que sejam voltados para os veganos e até marcas de produtos estéticos como a Surya Brasil e a Reserva Folio que buscam se preocupar com as causas animais e ambientais na hora da produção de suas mercadorias e da onde sua matéria prima provém.
No mercado da moda brasileira temos marcas como a Urban Flowers, que produz sapatos, bolsas e roupas de forma sustentável, é uma marca vegana que propõe o consumo consciente. A king 55 também possui uma atitude em prol o meio ambiente e até possuem um delivery ecológico, feito de bicicletas em alguns bairros da cidade de São Paulo. A Insecta shoes e Svetlana também são marcas de moda vegana que produzem roupas e outros produtos de forma consciente com toques de personalidade e artesanais. Os produtos veganos tem ganhado muita força em vários setores, como o de cosméticos, de roupas, de limpeza e até de produtos para pets e não somente na área alimentícia.


Contudo, o mercado vem incluindo em vários setores práticas mais conscientes e que supram as necessidades desse público que tende a crescer cada vez mais.
Fernanda Goulart.
Foto de capa: freepik
ótima aposta
CurtirCurtir