Macramê é uma técnica de tecelagem manual, que consiste no uso de nós originalmente usada para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas toalhas etc. Provavelmente surgido com a evolução dos nós básicos para um trabalho mais elaborado.

Quando a maioria das pessoas imagina essas peças rústicas, a lembrança mais famosa é a moda boêmia dos anos 60 e 70. No entanto, essa técnica é bem mais antiga.

Em 2018 e 2019 o macramê foi tendência em nas decorações de casas, apartamentos, festas de casamentos, entre outros, pelo fato do vintage e hippie ter voltado muito à moda. Jogos americanos, porta vasos, tapeçarias, roupas de cama, foram tendência nos anos anteriores.

Hoje, 2020, essa #trend voltará a atacar, mas com outro segmento. Claro, ainda continuamos com o divertido de brincar com o vintage, com o boho e com a moda dos anos 60 e 70, mas junto a isso, podemos incrementar algo a mais. Com toda essa onda de DIY, faça você mesmo, dicas no Pinterest, e como valorizar mais o seu tempo livre, o macramê, por ser uma técnica manual, tem ganhado pouco a pouco seu espaço, mas agora não somente na decoração de nossas casas.

Bolsas, vestidos, coletes, blusas, sapatos, e até acessórios, estão sendo feitos com esse método. Detalhes em macramê, por serem manuais, delicados, e trabalhosos, deixam a peça ainda mais especial, com um ponto pensado, transformam peças que seriam simples, em peças diferentes, contemporâneas, e especiais.

Giovana Bernardo.
Muito bom!
CurtirCurtir