Desperdício de alimentos: impactos e soluções

Não é nenhuma novidade que o desperdício de alimentos vem aumentando ao longo dos anos, mas você sabe as causas desse desperdício?

Em estudos feitos pela FAO, cerca de 54% do desperdício está na fase de produção, que acontece pela manipulação pós-colheita e pela armazenagem. Os outros 46% ocorrem no processamento, distribuição e consumo. Louco né?

No Brasil o desperdício começa na colheita com 10%, e durante o transporte e armazenamento são 30%, e quando finalmente chega no comercio é de 50%, com um fim de 10% nos domicílios.

 Em países como Índia e o Leste Asiático as percas são de 30% e 80%, isso acontece pelas péssimas condições do sistema de abastecimento e distribuições. Mas esse desperdício não acontece apenas pelas péssimas formas de manuseios, nos países “desenvolvidos” esse desperdício acontece quando os alimentos não apresentam uma boa aparência, sendo descartados.

Uma pesquisa feita pela Unilever, afirma que 96% dos brasileiros se preocupam com o desperdício de alimentos, ganhando de países como Alemanha (795), Estados Unidos (77%) e Rússia (69%). Porem as estatísticas indicam que cada brasileiro desperdiçam cerca de meio quilo de alimento por dia.

Os prejuízos pioram se pensarmos no meio ambiente, imagine que os agrotóxicos, água, terras, fertilizantes, desmatamento, transportes, gastos de energia e petróleo para a produção de maquinas e combustível. Nos alimentos de origem animal o prejuízo piora, pois a criação de carneiro ou boi demanda maiores quantidades de insumos que a produção vegetal. Isso sem contar nos resquícios orgânicos.

A solução é fácil, como parte do desperdício esta ligado aos meios de produção e distribuição, o consumidor pode optar por alimentos cultivados localmente, esses sofrerias menos perdas no transporte.

O consumidor pode diminuir os resquícios com receitas feitas de cascas, raiz e sementes. Ou então fazer adubo para fortalecer suas plantas. 

imagem Pinterest

E não se esqueçam das hortinhas em casa! Que além de lindas também são uma ótima alternativa para o descarte dos alimentos,  você só vai precisar de um local para as sementes de um pouco de Terra, e água. Prontinho sem agrotóxicos e sem desperdícios.  

imagem Pinterest

Gabrielly Carreiro

Deixe um comentário