Depressão através do silêncio.

Conhecemos esse como o mal do século, mas a depressão vai alem disso. Esse não é o mal exclusivo do mundo contemporâneo mas ja foi registrado como “melancolia”anos atras, e ainda hoje leva milhões de pessoas a acreditarem que é “frescura”.

Esse transtorno mental ja é discutido ha séculos, mas só conseguiu deixar de ser tabu recentemente, sendo assim, mais pessoas tem buscado tratamento e diagnostico.

De acordo com pesquisas feitas pela OMS ( Organização Mundial da Saude) o aumento de casos de 2005 a 2015 foi de 20%, tendo 322 milhões de pessoas diagnosticada no mundo inteiro, e 11,5 milhões no Brasil. 

Mas oque pode ser um gatilho para esse mal? Bem vivemos em um século dominado pelas redes sociais e pela vida perfeita, com isso acabando nos cobramos tudo que uma foto tem, como mudanças da nossa aparecia, ate as coisas de luxo que não temos acesso com tanta facilidade.

 Em pesquisa feita por Antônio Geraldo da Silva, presidente da APAL ( Associação Psiquiátrica da America Latina) “O ritmo de vida, a falta de qualidade de sono, de exercícios físicos, o excesso de trabalho e o uso excessivo das redes sociais são apenas alguns dos fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença”, sendo assim um risco maior para as pessoas da vida moderna.

A doença quebra o silencio e se torna mais falada após grandes celebridades serem diagnosticadas com o transtorno, celebridades como Demi Lovato, Bruna Marquezine,  Justin Bieber, entre diversos outros expuseram que já lutaram contra a doença.

Em “the last” musica escrita pelo  cantor e compositor Min Yoongi ( integrante do grupo BTS), ele conta suas experiencias com a doença listando tudo que servia de gatilho, também citando que a depressão vinha com a ansiedade e no caso dele com a fobia social, o tornando irreconhecível tanto para os familiares quanto para ele mesmo.

O transtorno não deve ser banalizado como “frescura”ou “uma fase triste”, deve se procurar um profissional para o diagnostico e tratamento. Pode não haver cura, mas com o tratamento ha como ter uma vida normal e boa. 

A falta de apoio com pessoas com transtorno mentais juntamente com a vergonha associados a eles, contraem barreiras contra o tratamento. Os números sobre a depressão são alarmantes e é de fato importante falar sobre ela.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

ligue : 188

Gabrielly Carreiro.

Deixe um comentário