Milhares de pessoas estão buscando cada vez mais formas de entretenimento para se distrair nessa quarentena causada pela pandemia do COVID-19. Dessa forma, os jogos de vídeo-games se tornaram ainda mais atrativos nesse cenário atual e um dos jogos lançados mais recentemente nesse ano foi o Animal Crossing: New Horizons exclusivo do Nintendo Switch, que ganhou muito destaque, sendo bem aceito e desejado como uma maneira prazerosa de distração.
O jogo traz uma ilha deserta que pode ser explorada, decorada e personalizada de acordo com a preferência de cada jogador. Além de estimular a criatividade, é possível jogar online, visitando ilhas de outras pessoas e até mesmo, conversar e trocar objetos, roupas e acessórios. O próprio personagem pode ser personalizado e ter um guarda roupa com vários looks e pode até mesmo criar seus designs.

Por ter ganhado tanto destaque e ter ferramentas que permitem exercitar a imaginação, grandes marcas famosas da indústria da moda se aliaram ao jogo, para produzir coleções de roupas digitais para serem inseridas no universo do Animal Crossing a partir de QR codes.
No instagram, Marc Jacobs anunciou essa parceria levando para o jogo seis peças de roupas favoritas da marca.



Já Valentino retirou 20 peças de sua coleção primavera/verão 2020 e pré-outono 2020 e replicou-as dentro do jogo.




Essa iniciativa foi organizada pelo Animal Crossing Fashion Archive (ACFA) e é possível que os jogadores usem essas peças de roupas em seus personagens e para isso só precisam desbloqueá-las usando os códigos na loja de roupas chamada ‘’Able Sister’’, dentro do jogo. Esses códigos foram disponibilizados pelas próprias marcas em seus Instagrans e Twitters.
Todas as peças foram reimaginadas para o universo de Animal Crossing, já que há um uso limitado de cores e formas, além da baixa qualidade gráfica que dificulta a produção de peças com tantos detalhes visíveis e reais, até porque essa não é uma plataforma para verificar a qualidade de costuras e acabamentos, mas sim de divertimento, trazendo para os jogadores a satisfação de terem peças que carregam o nome de grandes marcas. Sobretudo, mesmo sendo roupas para um jogo e que não demonstra suas qualidades reais, não exclui a atenção e preocupação das marcas em fazer um trabalho notável, além do mais, essa é uma forma de divulgar seus nomes e trabalhos no atual momento dessa pandemia.
Uma sessão de fotos e vídeo também foi realizada com as peças de roupas disponibilizadas, colocadas em personagens criados no jogo para servirem de modelos digitais.
Essa aproximação entre designers de moda com o mundo gamer, ainda mais nesse cenário atual, é uma forma interessante e inteligente de fazer divulgação e trazer divertimento. Sabemos que o mercado gamer cresce cada vez mais e aliados as mudanças que estamos passando ultimamente, pode ser que vejamos outras grandes marcas, principalmente do mundo da moda, entrando nesse novo universo como meio de continuar ganhando destaque. Com os desfiles cancelados, essa oportunidade veio como uma nova perspectiva para trazer à tona suas coleções. Podemos imaginar que esse tipo de marketing digital, possa a vir se tornar mais comum com o passar do tempo.
Fernanda Goulart.
Fontes:
As informações foram retiradas do instagram das marcas Marc Jacobs e Maison Valentino e das seguintes matérias:
https://www.densetsugames.com.br/animal-crossing-new-horizons-roupas-marcas-famosas/
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-05-05-mundo-da-moda-adere-animal-crossing-new-horizons
Foto de capa: freepik