Com o mundo em quarentena por conta do novo coronavírus, sair de casa para lazer ficou ainda mais inviável, com isso o mercado de entretenimento começaram a se reinventar e ressurgir nesse mundo, cantores estão fazendo shows na sua própria casa, fazendo lives para ajudar as pessoas com doações, influenciadores digitais estão gerando mais conteúdo e fazendo collabs (junção de duas ou mais pessoas para criar conteúdo) com outras pessoas para gerar entretenimento e conhecimento ao publico que está em casa, que também estão “maratonando” as plataformas com suas séries e filmes, porém nada disso é comparado a sensação de sair de casa e ver um novo filme em uma tela super grande com som alto, alguns em 3D, e comendo uma pipoca com a receita especial que só os cinemas nos proporcionam. Sabemos que sair de casa para ir ao cinema ainda não é possível e mesmo quando for liberado pelo governo, muitas pessoas ainda vão ter medo de se relacionarem com outras pessoas, sentar-se do lado de estranhos e não saber se todas as inúmeras cadeiras que temos em várias salas dos cinemas foram higienizadas corretamente, é por isso então que podemos afirmar que os cinemas drive-in que fizeram sucesso nos anos 70 aqui no Brasil, estão ressurgindo e os seus proprietários estão otimistas com suas visitas e acreditam que o publico vai permanecer por dois ou três anos pós- pandemia mundial.

Os cinemas “dentro do carro” tiveram seu auge nos Estados Unidos na década de 50 e só depois chegou ao Brasil. Na época os Estados Unidos tinha no total 3.000 espaços, atualmente, segundo a Revista online Veja de São Paulo, 25 dos 300 drive-ins estiveram abertos no primeiro final de semana no mês de Maio de 2020.
John Watzke, dono do cinema em Ocala, na Flórida, está abrindo sete vezes na semana, disse que implantaram novas medidas de segurança, diminuíram a quantidade de carros de 460 para 250 e que estão aferindo a temperatura dos funcionários de trés em trés horas, além de usarem mascaras e luvas, pediram para realizarem os pedidos de comida online, os ingressos também podem ser comprados pela internet. Watzke disse que nessa época quase não vendia ingressos pelo fato das crianças estarem nas escolas, mas com as crianças em casa, não podendo visitar parentes e amigos ir ao cinema tornou-se uma solução aos norte-americanos.
Os donos dos drive-ins estão se preparando para utilizar o espaço que possuem para exibir além de filmes, formaturas, shows ao vivo, cultos, reuniões de igrejas e outros.

Além dos Estados Unidos, outros lugares estão pensando em voltar suas atividades de autocine, a Argentina já está se preparando para isso.
No Brasil, já está em funcionamento o Cine Drive-In na Praia Grande, no litoral paulista,uma parceria do Litoral Plaza Shopping com a exibidora Cinesystem. No estacionamento do Shopping estão acontecendo duas sessões durante o dia. Sendo uma média de 16,00 reais o valor do ingresso, por pessoa, e com parte do valor revertido para o Fundo Social de Solidariedade da Praia Grande. Segundo o site da Revista Exame, mesmo dentro do carro as pessoas precisam usar mascaras e os funcionários que vendem os alimentos também, e devem disponibilizar álcool em gel.
Outros lugares no Brasil também estão se planejando para inaugurar os cinema drive-in, a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro promete sua inauguração até o fim de Maio de 2020. A presidente da fundação, Renata Monteiro, disse no jornal O Globo que, “a ideia é que haja programação de terça a domingo, com uma sessão noturna por dia. Mais para a frente, serão duas sessões por dia aos fins de semana”. O lugar promete abrigar 150 carros, e será permitido apenas duas pessoas em cada um dos veículos.
Já em São Paulo, no estádio do Palmeiras, o Allianz Parque, está com o projeto “Arena Sessions” de inaugurar o cinema drive-in em torno de até dois meses, e que além de filmes contará com shows e palestras. Quando for os dias de filmes estão com a ideia de exibir clássicos. O parque ainda espera liberação de licença para operar o novo serviço mas planeja possuir serviços de alimentos e bebidas, que serão entregues nas janelas do carro.
Outros projetos estão surgindo no Brasil e no mundo todo, o fato é que os cinemas Drive-in é uma grande tendência para esse ano e os subsequentes, e muitos empresários estão investindo nela.
Fonte das imagens: Pinterest
Beijos,
Carolina Ambrosio