
Na noite desta terça feira (10/03/2020) foi realizada a abertura da temporada de concertos da USP Filarmônica no Teatro Pedro II. O programa foi composto pela apresentação das obras Suite nº2 em Si menor para flauta, de Johann Sebastian Bach, e As Quatro estações para violino, de Antonio Vivald, com a orquestra de cordas.
A USP filarmônica é composta pelos alunos do departamento de música da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, e conta com músicos convidados e professores, onde todo mês durante o ano letivo, é apresentado um concerto no Teatro Pedro II. Na abertura da temporada 2020, o 133º concerto da USP Filarmônica, tivemos a ilustre presença do maestro Rubens Russomanno Riccia, da flautista Cássia Carrascoza Bomfim, do violinista Ramon Aranha Tavares Feitosa e do violoncelista André Luis Giovanini Micheletti.

Este ano o teatro completa 90 anos de grandes histórias, é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil e referência cultural e histórica para Ribeirão Preto. O Teatro passou por muitas coisas em seus 90 anos, foi local de realizações de bailes de carnaval e utilizado como salão de jogos, foi cinema, e o momento mais trágico de sua existência, quando sofreu um incêndio e destruiu sua cobertura, comprometendo sua estrutura. O teatro carrega uma história de muitas mudanças e tragédia, passando anos fechado antes de começar a restauração. Após sua reforma, o teatro ganhou um novo teto, sendo reconstruído pela artista plástica Tomie Ohtake.
Para comemorar 90 anos de muita história, o Teatro Pedro II preparou uma programação especial para durante o ano, que será repleto de música, dança, ópera e muito mais.
Clara Kekis.
Fotos: Clara Kekis.