Nossos pais e avós trabalhavam a vida inteira em um único local, tinham orgulho disso. Entravam jovens, criavam uma carreira, e saiam de lá aposentados, essa era a ideia de sucesso.
Com o passar do tempo, essa linha foi se modificando, e a ideia de uma carreira e trabalhar em uma única empresa a vida toda não cabe mais ao mundo em que vivemos. O medo de trocar de emprego, tentar novos caminhos, não assusta mais, pelo contrário, é atraente.
O mercado anda competitivo, sem dúvidas, mas o jovem está atrás de experiências de vida. A idealização de sucesso está mudando, o sucesso é trabalhar com o que gosta. Os jovens estão na transição, e agora, com o sonho de aposentadoria mais longe, os jovens estão à procura de versatilidade e com mais empregos, pois terão que trabalhar por mais tempo para poder se aposentar.

Não tendo medo de migrar de um trabalho para outro, acumulando experiências, o novo trabalhador tem mais de um emprego, ele tem mais de uma carreira. Ele não trabalha somente em uma empresa, tem a carteira assinada e projetos por fora. Ele tem mais de uma fonte de renda, e muitos estão procurado possibilidades de investimento. Aqueles que estão estudando, nas graduações e pós graduações, tem que equilibrar os estudos com o emprego, e alguns em mais de um. O jovem procura ser cada vez mais independente financeiramente, e estão colocando uma devida importância em seu bem estar. O sonho da aposentadoria está cada vez mais distante, e com isso, eles estão procurando por serviços que gostam, e não tem medo de sair de um serviço por não corresponder as suas expectativas, pois estão interessados no prazer presente.
As carreiras também estão mudando, muitas delas que existiam a não muito tempo atrás, não existe mais, da mesma forma que novas carreiras estão surgindo, e ainda surgirão. Com a tecnologia avançando, novos softwares estão surgindo e o crescimento da IA (Inteligência Artificial), a facilidade de trabalhar em qualquer lugar nos possibilita uma dinâmica maior quanto a negócios, e vida pessoal também. Isso abre caminho para ter mais de uma carreira.
Os jovens entenderam que não precisam fazer a mesma coisa toda a sua vida, e que há diversas possibilidades e que devem aproveita-las, podem ser mais de uma pessoa, ter mais de uma habilidade e que podem mudar de ideia e começar e recomeçar a qualquer hora.
Com todas esses avanços e a diversidade que temos, a nova geração já tem em mente que não precisam, e não devem ser só um, mas vários e que tem infinitas possibilidades, e vão seguir uma linha onde a pluralidade é o caminho. É um comportamento que está vindo para ficar e evoluir.
Clara Kekis.
Imagens: Freepik
O conceito de emprego não será mais como antes e a Moda é um bom lugar para atuarmos nesta nova era
CurtirCurtir