Por muito tempo a indústria da moda não incluía tamanhos maiores em suas confecções, trazendo roupas e estilos diferentes apenas para mulheres magras, a mulher gorda sempre teve muita dificuldade em encontrar roupas que valorizassem seu corpo e estilo, ficando refém de uma moda que não a contemplava. Hoje em dia o mercado plus size vem ganhando mais força, principalmente por ser um mercado exigente, de grande demanda e que com o acesso a internet e redes sociais começou a abordar a diferença de corpos e tamanhos, abrindo espaço para que o assunto fosse abertamente discutido.
Com isso lojas, de departamento ou especializadas, começaram a trazer o tamanho plus size em suas coleções, mas separado dos modelos menores de roupas, como se o plus size fosse um estilo e não apenas numerações maiores.
Mulheres gordas merecem como todos os tipos de mulheres encontrarem roupas diferentes, não apenas roupas que escondam seu corpo ou que as limitem em poucos estilos, mas ter a oportunidade de usar a moda assim como as mulheres magras, tendo opções em diversos estilos, modelos e de maneira que seja mais fácil de encontrar, não precisam de uma seção separada para o seu tamanho, mas sim que as lojas incluam tamanhos maiores em sua confecção de todos os produtos.
Algumas lojas hoje em dia já disponibilizam uma grade maior onde se encontram produtos dos menores aos maiores tamanhos, mas isso ainda não é uma realidade em grande parte das lojas brasileiras, ainda mais quando não estão localizadas em cidades grandes, deixando as mulheres gordas com poucas possibilidades dentro da sua cidade, tendo que recorrer muito a compras online.
Existem então algumas marcas online de estilos modernos, alternativos e casuais que já conseguiram entender essa falta social e mercadológica e apostam na confecção de diversos tamanhos de produtos, sendo elas de diversos segmentos, possibilitando que mulheres gordas encontrem com mais facilidade roupas bonitas e que as representem.
Podemos encontrar peças de diferentes estilos e tamanhos em marcas como: Chica Bolacha, Pride, Ziovara, Wearever, Ayala, entre outras lojas menores e especializadas. E a comunicação dessas marcas também apresentam as roupas em modelos de corpos diferentes, o que faz todo o diferencial na identificação do produto com o público, onde a mulher consegue se enxergar com o mesmo.
Mariana de Paula
Fontes: https://flaviadurante.blogosfera.uol.com.br/2018/12/06/plus-size-nao-e-um-estilo-e-um-tamanho-de-roupa/ http://atl.clicrbs.com.br/atlgirls/2016/07/13/dica-da-glai-4-marcas-pop-e-alternativas-para-mulheres-gordas-que-amam-suas-curvas/